segunda-feira, 9 de novembro de 2009

LIXO E SAÚDE: AS EXPERIÊNCIAS DE ALGUNS TRABALHADORES DE FORTALEZA/CE

Resumo:

Este artigo discute realça entre saúde considerando que pesam os trabalhadores que vivem do trabalho com em Fortaleza/CE. Por meio de entrevistas individuais, alguns trabalhadores da colecta formal do em Fortaleza da captação de recicláveis foram ouvidos na perspectiva de compreender como percebem os riscos ou agravos à saúde decorrentes das rotinas de trabalho. No período compreendido entre Junho e Agosto de 2007, foram realizadas dez entrevistas sob todos os critérios da ética em pesquisa. Após transcriçã, construção de categorias e interpretação dos relatos, dividimos a relação entre a saúde em três perspectivas: “conhecendo o trabalho” (que envolve sua classificação como ruim, bom, ou como necessidade), “trabalhando adoecendo” (que envolve riscos agravos à saúde) “adoecendo buscando cura” (que envolve os relatos que apresentam quê os trabalhadores entrevistados fazem ou à quem recorrem quando adquirem doenças ao trabalharem com).

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ola amigos!!

Olá nós somos alunos do 8º ano da escola básica 2º e 3º ciclos de s.silvestre.
Este blogge é um trabalho de área de projecto sobre o lixo e a saúde.
Espero que gostem :)

domingo, 18 de janeiro de 2009

resumo da poluição

Por poluição entende-se a introdução pelo homem, direta ou indiretamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente.

Os agentes de poluição, normalmente designados por poluentes, podem ser de natureza química, genética, ou sob a forma de energia, como nos casos de luz, calor ou radiação.

Mesmo produtos relativamente benignos da actividade humana podem ser considerados poluentes, se eles precipitarem efeitos negativos posteriormente. Os NOx (óxidos de azoto) produzidos pela indústria, por exemplo, são frequentemente citados como poluidores, embora a própria substância libertada, por si só não seja prejudicial. São classificados como poluentes pois com a acção dos raios solares e a humidade da atmosfera, esses compostos dão origem a poluentes como o HNO3 ou o smog.