segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O Homem é gravemente afectado pela poluição dos solos


A poluição dos solos é característica das zonas rurais, em consequência da agricultura moderna, que tem como objectivo produzir cada vez mais alimentos, em locais nem sempre adequados. Para além disso a acumulação de lixos urbanos ou industriais também contribuem para este tipo de poluição.

A Poluição do Solo é a responsável:


Pelo desenvolvimento de ratos, moscas, micróbios patogénicos além de seres transmissores de doenças infecciosas. Isso acontece quando se acumulam resíduos sólidos, urbanos ou industriais em lixeiras. Estes locais não têm as condições essenciais para acumular o lixo em segurança. Do ponto de vista estético são locais desagradáveis e que libertam odores incómodos .


Por intoxicações alimentares e alergias causadas pelos pesticidas e fertilizantes, utilizados na agricultura.

Poluição das águas


O Homem é gravemente afectado pela poluição das águas .


A água é indispensável à vida e à maior parte das actividades humanas.

O Homem tem degradado a qualidade da água, ao lançar-lhe substancias poluentes.


A Poluição das Águas é a responsável:

Pela morte de muitos animais através das marés negras provocadas pelo derrame de petróleo; através dos resíduos de águas de lavagens de barcos que contêm detergentes e restos de óleos, esgotos, descargas poluentes de fábricas para rios e ribeiros, dos adubos químicos e dos pesticidas que ao infiltrarem-se na terra poluem as águas subterrâneas que irão desaguar em rios e lagos.

A acumulação de lixo no solo polui as águas subterrâneas. Deitar lixo para a beira- mar ou margens de rios contribui para a poluição das águas.

Consequências : Um dos muitos tipos de animais que morrem serão os peixes, alimento necessário à nossa alimentação.

Poluição atmosférica


O Homem é gravemente afectado pela poluição atmosférica.

A Poluição Atmosférica é a responsável :

Pela destruição da camada de ozono. O ozono é um gás que forma uma fina camada nos níveis mais altos da atmosfera e que tem a função de proteger os seres vivos contra as radiações ultravioleta do Sol .


Consequências: Os raios ultra violetas do sol “invadiram” a terra provocando graves tipos de cancros de pele.

Os olhos poderão ser afectados levando à cegueira.

O sistema imunitário também poderá ser afectado, sendo possível que se torne menos resistente a certas infecções virais.

Pelas chuvas ácidas que resultam da mistura da transformação química de certos produtos lançados na atmosfera pela indústria e pelos veículos motorizados com o vapor d’água, dando origem a ácidos como por exemplo o acido sulfúrico. A chuva ácida não é mais do que o retorno destes gases, em forma de ácidos para a superfície da Terra.


Consequências : Os ácidos daí resultantes são responsáveis pela destruição de florestas e morte de animais, pois vai tornar ácidas as águas dos rios, lagos e mares

o nosso site

Se quiser ir ao nosso site clique aqui.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

lixo hospitalar


Os Resíduos Sólidos Hospitalares ou como é mais comumente denominado "LIXO HOSPITALAR", sempre constituiu-se um problema bastante sério para os Administradores Hospitalares, devido principalmente a falta de informações a seu respeito, gerando mitos e fantasias entre funcionários, pacientes, familiares e principalmente a comunidade vizinha as edificações hospitalares e aos aterros sanitários.

A atividade hospitalar é por si só uma fantástica geradora de resíduos, inerente a diversidade de atividades que desenvolvem-se dentro destas empresas.

Lixo hospitalar é o lixo que resulta da manipulação em hospitais e clinicas, e formado em sua maioria por, seringas, agulhas, luvas, fraudas, sondas, cateteris e demais materiais descartáveis. Esse lixo representa um grande perigo a saúde, uma vez que pode estar contaminado com microorganismos causadores de doenças. Esse lixo deve ser recolhido por empresas especializada, seu destino é o incinerador onde é queimado.

lixo industrial


Lixo industrial é o lixo que resulta dos processos de produção das industrias, ele varia de acordo com a industria, assim industrias metalúrgicas, alimentícias, químicas tem um lixo bem diferente, requerendo assim um tratamento especial. Por exemplo, na industria alimentícia os refugos (produção que não pode ser aproveitada) é vendida para fabricas de ração animal. Industrias metalúrgicas e de plásticos vende seu refugo para serem reciclado por outras empresas. As industrias químicas porem precisam tratar seu rejeitos, isso muitas vezes requer altos investimentos. O problema é quando ele não é tratado sendo jogado em rios ou queimados, o que polui o meio ambiente. Mas com investimento isso pode ser revertido, um exemplo bom é a cidade paulista de Cubatão que na década de 80 sofreu com a poluição e hoje graças ao investimento e pesquisa esta conseguindo reverter esse quadro.